Pular para o conteúdo principal

A Magia do Circuito das Águas


Desde 2007, quando foi inaugurado, El Circuito Mágico del Agua, um fascinante espetáculo que reúne efeitos de iluminação, cores e sons, surpreende a quem se dirige ao Parque de la Reserva, em Lima.


...Cheguei ao Parque no meio da tarde, ao contrário do que faz a maioria, que só vai para assistir ao show de luzes e sons. Assim que comprei o bilhete de entrada fui informada que poderia fazer um tour guiado dali a instantes, aguardei.


A simpática guia nos informa inicialmente sobre a estrutura do Parque, os horários do show de luzes e os locais por onde se pode sair ao finalizar o espetáculo. Em seguida começamos a visita para conhecer as 13 fontes interativas que misturam copiosos jorros de água, com sons, imagens, cores e raios laser.

...Começamos pela Fuente Mágica, formada por pequenas fontes em torno de uma maior que jorra água a 80 metros de altura.


...Em seguida está Fuente de la Fantasia, com 120 metros de comprimento e atingindo 20 metros de altura, é onde ocorre o espetáculo mais esperado, suas águas e luzes coloridas formam uma coreografia perfeitamente sincronizada, parecendo dançar de um lado para outro, criando figuras ao compasso da música. O clímax do show noturno se dá quando são projetadas, a laser, imagens representativas da cultura peruana.

 A Fuente da Armonia representa uma pirâmide de 12 metros de lado.


Uma fonte muito visitada por adultos e crianças é o Túnel de las Sorpresas, que tem aproximadamente 33 metros de comprimento e cujo objetivo é caminhar por baixo dos arcos de água sem se molhar.
Outro ponto favorito do circuito é el Laberinto del Ensueño, uma fonte interativa de 23 metros de diâmetro, que permite ao visitante saltar, no momento que a água está baixa, e mover-se entre seus quatro círculos concêntricos que jorram água com diferentes efeitos. Pode apostar que dificilmente se sai seco da brincadeira.



...Passamos por outras fontes ...

Fonte Río de los Deseos

Fonte de las Tradiciones
Fonte Tanguis
Fonte de la Cúpula Visitable
...O passeio durou cerca de uma hora. Após me despedir da guia, fiquei aguardando o horário do show.





...O Parque está aberto diariamente, porém o Circuito Mágico del Agua apenas de quarta à domingo das 15 às 22 horas; O show é apresentado em três horários por noite. 


Assisti e gostei, porém foi muito bom ter chegado no final da tarde e conhecido o parque ainda com a luz do dia, onde pude ver os coloridos e bem cuidados jardins, a arquitetura com o estilo Art Decó do início do século 20, La Gran Logia, pórtico de influência italiana, aberta nos dois lados e suspensa por colunas e arcos.



O Parque de la Reserva foi inaugurado em 19 fevereiro de 1929, passou por um período de degradação e com a inauguração do Circuito Mágico del Agua se tornou um exemplo de recuperação de espaço público. Na ocasião foi considerado o maior complexo de fontes de água do mundo (em 2009 foi reconhecido pelo Récord Guiness, como a mais alta fonte de água em um parque público no mundo).


Como fui| De taxi. Mas o complexo é próximo ao centro Histórico, em uma boa caminhada se chega lá. Também se pode utilizar transporte público ou os serviços de agências de turismo locais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa