Pular para o conteúdo principal

Pérsia, a glória do Irã


Entre o mar Cáspio e o Golfo Pérsico, desenvolveu-se uma das mais importantes civilizações do mundo antigo, a dos persas. Considerado o maior império da Terra, uma verdadeira superpotência que ocupou uma extensa área, três vezes maior do que o Irã atual.
Área essa que correspondia aos territórios não só desse país, mas também da Turquia, da região do Cáucaso, da Síria, do Líbano, Israel, Jordânia, Iraque, do Egito, do Paquistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão.
As Origens
Os ancestrais dos persas, tribos indo-europeias (arianos), migraram a partir da Ásia Central por volta de 2000 a.C. Possuíam o idioma semelhante e já tinham domesticado o cavalo, o que lhes permitiram uma superioridade militar. Com isso se espalharam em várias direções, entre elas o planalto iraniano.

Apesar da pobreza do solo, a região já era ocupada desde 5000 a.C pelos elamitas (artefatos encontrados indicam a presença humana desde épocas mais remotas). Algumas tribos se fixaram a noroeste, os medos, que logo formaram um reino. Mas ao sul se estabeleceram os parsis (persas), constituindo tribos autônomas. A vida se seguiu tranquila por vários séculos, até quando a região foi dominada pelos assírios, que destruíram a capital do Elam, Susa. No entanto em 615 a.C., os medos, que vivam nos montes Zagros, aliaram-se aos babilônios e destruíram Nínive, capital da Assíria. O império vencido foi dividido entre os dois aliados. Ao longo dos próximos anos existiram disputas entre as tribos, seguiu-se um período de paz com o equilíbrio do poder até ser desestabilizado novamente pelo líder dos persas.

Medos e persas possuíam laços fortes de origem, ambos povos arianos, e se ligaram por um casamento político, de onde nasceu kurush – cujo nome entraria para a história sob sua forma grega, Ciro. Por volta de 550 a.C.,Ciro unificou as tribos persas e subjugou os medos, tornando-se rei dos dois povos. Deu-se início a um vasto império: a Dinastia Aquemênida (550 a 330 a.C.).
Ciro e os Hebreus (iluminura de Jean Fouquet)

Ciro, além de gênio militar se destacou por sua capacidade de despertar admiração e respeito até mesmo dos povos que eram conquistados. Dentro dos princípios do Zoroastrismo defendia o direito da minorias étnicas e religiosas. Por isso ao conquistar a Babilônia (539 a.C), ordenou que suas tropas respeitassem os templos e costumes religiosos da cidade, além de permitir o retorno dos judeus a Jerusalém, pondo fim ao cativeiro babilônico.

Com a morte de Ciro, Cambises, o filho, assume o poder. Ao contrário de seu pai, revela-se um governante tirânico, porém com gana expansionista conseguiu conquistar o Egito. Após sua morte, a convulsão política tomou conta da Pérsia. Desse caos surge a figura de Dario, um primo distante do último governante.

Restabelecida a ordem, Dario consolidou e ampliou seu poder que ia do Mediterrâneo até o Afeganistão. Apesar das limitações inerentes à época, conseguiu manter o império coeso e procurou modernizá-lo. Foi um hábil militar, mas seus feitos notáveis foram no campo político e na administração. Dividiu seus domínios em províncias (satrapias), com governadores por ele nomeado que se encarregavam da cobrança e do pagamento de impostos ao imperador. Por sua vez, esses sátrapas eram fiscalizados por oficiais que eram os “olhos e ouvidos do rei”. Construiu estradas que ligavam as principais cidades do império (Susa, Pasárgada, Persépolis e Ecbatana), criou um eficiente sistema de correios para maior controle das províncias e implantou uma unidade monetária, o dárico.


O domínio do imperador era garantido pelo numeroso exército, porém isso não foi suficiente para impedir o fracasso dos ataques feitos por Dario e seu filho, Xerxes, à Grécia nas Guerras que duraram dez anos.
Leónidas na Batalha das Termópilas, por Jacques-Louis David

Disputas internas levaram ao enfraquecimento do império que não sobreviveu à investida do jovem rei macedônico, Alexandre, o Grande, em 334 a.C., que apesar de subjugar o Império Aquemênida, tínha profundo fascínio pela cultura persa, preservando o estilo de governar dos aquemênidas.Chegou a ter como esposa, a persa Roxana.
Alejandro Magno y Roxana. por Pietro Rotari

Com a morte precoce de Alexandre, o império foi dividido em dinastias. Seleuco, de ascendência grega, assumiu o poder na região. Seus sucessores formaram a Dinastia Selêucida, que aos poucos foram perdendo o poder para os partos, uma província rebelada.

Nativos das estepes a leste do mar Cáspio, formaram o Império Parto (247 a.C) que dominou a região. Estabeleceram laços comerciais com a China e, como exímios cavaleiros, eram temíveis por sua habilidade com arco e flecha. Enfrentaram um rival a altura em diversas batalhas, o Império Romano, com alternância de vitórias e derrotas.

Em 224 d.C, um governador parto se aproveitando do desgaste do império causado pelas diversas guerras com os romanos e pelos desentendimentos internos, anexou áreas vizinhas e proclamou independência, originando o Império Sassânida.

Último Império Persa pré-islâmico, considerado a era de ouro dos persas. A arte e a arquitetura tiveram grande impulso.  O comércio prosperou e a região era ponto de passagem da lendária Rota da Seda,por onde circulavam produtos, pessoas e idéias entre Ocidente e Oriente.
Os sassânidas falavam um idioma considerado ancestral do farsi moderno, alçaram o zoroastrismo a condição de religião do Estado e batizaram a região com o nome de Irã, consolidando, definitivamente, a identidade desse povo.

Com o declínio de Roma, a disputa por territórios e poder ficou entre o Império Sassânida e o Bizantino. Foram séculos de enfrentamento, mas a maior ameaça veio do sul com os árabes. Em 641, sob a bandeira do Islã, a Pérsia era conquistada.



Imagens: wikimedia commons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum