Pular para o conteúdo principal

Basílica de São Pedro


A chave do Mistério do Vaticano está no mistério das chaves". Desta forma se entende que Cristo teria concedido a Pedro o mandato para guiar e chefiar a Igreja, concedendo-lhe as Chaves dos Céus".


Há 2 mil anos em uma área pantanosa foi construído um circo, onde ocorreu o martírio do pescador galileu, que testemunhara a ressurreição do seu mestre, juntamente com um numeroso grupo de irmãos na fé. Entre os ano de 64 e 67, o apóstolo teria sido submetido a este martírio no Circo de Nero, na Colina do Vaticano e por ali sepultado. Assim, é o túmulo de Pedro a única razão para a construção da magnífica basílica naquele local.
Tão grande foi a veneração ao local do túmulo de Pedro que em 322, mesmo antes de ser concedida a liberdade religiosa aos cristãos, o imperador Constantino mandou construir um edifício no local. Doze séculos depois, a basílica constantina foi substituída pelo grandioso e monumental templo renascentista, em que me encontrava visitando.

***
A Basílica atual foi construída  em mais de um Século (1506 a 1616), sob o pontificado de 18 papas, iniciando com Júlio II. Um projeto realizado e modificado por 12 arquitetos, entre os quais Bramante e Michelangelo. A estrutura atual possui uma Nave Central, laterais com 45 altares e  11 capelas .


A riqueza dos objetos, as esculturas e  os monumentos permitem designar a basílica como uma verdadeira Joia do Vaticano. Sobressai o altar papal erguido sobre a cripta onde, presume-se, Pedro tenha sido enterrado. Nele uma fantasia barroca é triunfal, o Baldaquino de bronze (retirado do Panteão) foi esculpido por Bernini e atinge 30 metros de altura.

Mas de todas as obras ali presentes, a mais bela é a Pietá, de Michelangelo. Muita gente quer ver Maria acolhendo o corpo do seu filho amado, o Cristo. Toda em mármore está protegida por um vidro blindado desde 1972, quando foi danificada por um ataque.
A entrada na Basílica é grátis, mas terá que passar previamente por um detector de metais, como também por um código austero de vestuário. No interior tudo pode ser fotografado e se quiser pode fazer uma visita à cripta, onde estão as tumbas de diversos Papas, mas ali as fotos e filmagens são proibidas.




A cúpula gigantesca foi projetada por Michelangelo, atinge 136 metros de altura e pode ser alcançada, desde que se disponha a subir uma escadaria com 537 degraus e pague a taxa. Através de seus janelões descem réstias de luz que iluminam o interior da nave, como se fossem lançadas escadas dos céus aos fiéis em oração.


A Basílica é precedida pela ampla Praça de São Pedro projetada por Bernini no século 17, onde quatro fileiras de altas colunas (284) formam um grande espaço elíptico, sobre o qual estão 140 estátuas de santos. No centro se destaca um obelisco egípcio ali colocado em 1585, mas que foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula, no século 1. Sobre as Colunas estão 140 Estátuas.


Pode-se chegar à Cidade do Vaticano através de cinco entradas que são controladas pela Guarda Suíça Pontifícia e pelo Corpo de Guardamaria do Estado da Cidade do Vaticano.
Mas o Vaticano não se resume apenas à Basílica de São Pedro, ali também se encontram os edifícios administrativos e toda base material indispensável à soberania de um Estado, além de um dos maiores acervos artísticos universais, em especial a Capela Sistina, a atração mais concorrida dos Museus Vaticanos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum