Pular para o conteúdo principal

Puerto Natales


A pequena cidade localizada na Patagônia Chilena desfruta de uma bela posição junto ao Estreito Última Esperança, um canal de águas azul turquesa, bordeando montanhas alinhadas do outro lado, pontilhadas de neve.

Não possui atrações turísticas, mas é uma ótima base para os que estão se dirigindo ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, e do outro lado da fronteira, na  Argentina, ao Parque Nacional Los Glaciares.


...Foi nessa charmosa cidade que pernoitei três dias, duas antes de ir à Torres del Paine e a outra, quando retornei, na véspera de viajar para El calafate, na Argentina.
...Já estava na Patagônia Argentina, mais precisamente em Ushuaia, quando embarquei em uma viagem de ônibus durante 12 horas, incluindo a travessia do Estreito de Magalhães, para chegar à Patagônia Chilena



08/01/2009          A Caminho de Torres Del Paine
...Cheguei a Puerto Natales na noite anterior por volta das 21 horas. O ônibus nos deixou em uma das ruas principais, já que a cidade não tem rodoviária. Peço informações sobre a localização do Hostel Lili Patagônico’s e vou puxando minha pesada sacola de rodinhas rua abaixo.
...Estava apreensiva, pois não obtive resposta ao e-mail quando solicitei o adiamento da reserva. Porém, apesar da recepcionista informar que não havia recebido comunicado algum, para aquela noite, dispunha de vagas.


...Bagagem no quarto e logo fui à busca de um banco para sacar dinheiro. Afinal, não dispunha de qualquer peso chileno e àquela hora já não tinha mais casa de câmbio aberta. Dinheiro no bolso e fui ao restaurante El marítimo para fechar aquela noite com a única refeição decente do dia.
...Primeiro dia no Chile e tinha duas preocupações. A primeira foi resolvida rapidamente com a troca do albergue, pois para o segundo dia a vaga no Lili Patagônico’s não estava disponível. A outra era chegar ao escritório da Vértice Patagônia e saber se teria devolução de parte do dinheiro referente às duas diárias reservadas no Refúgio Paine Grande. Afinal, não tinha chegado no dia programado, mas fiz a reserva com pensão completa e tinha o direito de ser ressarcida com relação a esta parte ou até mesmo ter uma barraca de camping a minha disposição.
...Qual não foi a minha surpresa ao saber, após algumas explicações, que para os dois dias seguintes poderiam me conceder a reserva. Voucher na mão e saí para comprar alguns mantimentos no supermercado. No Hostel comprei a passagem para Torres del Paine, que vale para ida e volta. Curto um pouco mais a linda cidadezinha e vou para o Milfor, onde faço um lanche com um sanduíche de queijo e deliciosa mortadela chilena.


...Numa casinha rosada de dois pavimentos, cortinas transparentes e sem chave na porta da frente, passei a segunda noite em Puerto Natales.



...Foi nessa atmosfera de tranqüilidade, onde não precisei passar uma chave na porta para me sentir em segurança, que percebi como estava longe do meu País tão pouco seguro.


Orlada pelas montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e pelo Canal Última Esperanza, Puerto Natales tem distâncias curtas. Não há ônibus de linha e o taxi é quem cumpre a função de transporte coletivo. Mas há um porto de pequeno porte, onde desembarcam aqueles que, navegando pelos fiordes, chegando do norte ou do sul.


O que se vê em suas ruas são as agências de turismo, hostels, restaurantes, turistas e andarilhos com suas botas impermeáveis e suas mochilas nas costas. Afinal é daqui que sai a maioria dos que se destinam a percorrer as belezas do Parque Nacional Torres del Paine.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum