Pular para o conteúdo principal

Puno


Puño pampa em aimará significa “lugar de acampar ou dormir” e foi essa a função que teve esse lugar para os espanhóis, que o usavam como acampamento de suas tropas. Com a intensificação da rota de Cusco para as minas bolivianas de Potosi, tornou-se ponto estratégico de parada das caravanas.



Puno foi fundada em 1668 e se tornou o maior porto do Titicaca. No entanto, a região já era habitada por povos anteriores aos incas, os Pukaras que, posteriormente, foram integrados à civilização Tiwanaku.



Por que ir a Puno?
Puno é a cidade peruana que divide com a boliviana, Copacabana, as águas azuis do Lago Titicaca. É do seu porto que partem os passeios para o lado norte desse imenso Lago, que mais parece um oceano, onde estão as Ilhas Flutuantes dos Uros e as comunidades de Taquile e Amanti. A região é também a área das antigas e altas torres cilíndricas, câmaras funerárias conhecidas como chullpas, que estão em Sillustani.


A cidade em si não tem nenhum atrativo de interesse e na maioria das vezes é usada como ponto de passagem daqueles que viajam da Bolívia para o Peru, ou vice-versa. No máximo uma rápida visita às Ilhas dos Uros.


...Contrariando a maioria, eu resolvi ficar por dois dias na cidade. A sua localização às margens do Lago Titicaca serviria de base não só para chegar às ilhas do lado peruano do lago, como também à Sillustani.


...Posso dizer que foi válida essa passagem por Puno, onde o encontro de duas civilizações andinas, os aimarás, ao sul, e os quéchuas, ao norte, além das influências coloniais, contribuíram para uma rica e diversificada cultura. Não é à toa que a cidade é considerada a capital folclórica do Peru. Mais de 300 danças foram catalogadas na região, o que lhe permite realizar os melhores festivais folclóricos do país.


...Na Plaza de Armas está a Catedral, construída em 1757 homenageia a Virgen de la Candelaria. Simples no seu interior e com uma bela fachada possui na sua arquitetura elementos barrocos, renascentistas e mestiços.



Ao lado da Catedral está o Museu Carlos Dreyer


...O pequeno museu tem em seus dois pavimentos peças de culturas pré-hispânicas,como a Pukara, uma boa amostra de cerâmicas pré-incaicas, pratas incas, além de peças de ouro achadas em Sillustani. Há também objetos religiosos do período colonial que foram reunidos pelo artista alemão Carlos Dreyer.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum