Pular para o conteúdo principal

Visitando o Parque Nacional Serra da Capivara


Finalizando o Projeto Andanças Pelo Nordeste (Ceará e Piauí - Rota Religiosa e Parques Nacionais), cheguei em São Raimundo Nonato para conhecer a Pré História Brasileira inscrita nos sítios arqueológicos da Serra da Capivara.


Primeiro dia|
...Enquanto seguíamos em direção ao Parque, o guia foi me explicando a história do encontro das inscrições rupestres pelos habitantes locais e como se tornou do conhecimento da arqueóloga Niéde Guidon, que por motivos diversos só começou a pesquisá-los no início da década de 70. Falou-me das características dos desenhos e suas respectivas Tradições. Pela BR-020 chegamos à entrada, onde um grande paredão de arenito o delimita e tem nas pequenas casas dos moradores do entorno o complemento para um cenário de beleza natural.


...À portaria foi feita a compra do ingresso. De lá seguimos por uma trilha onde se podia ver a vegetação rasteira predominada por cactos e entremeada por arbustos. O som melancólico de um pássaro nos acompanhava. Na paisagem se destacava um relevo variado com chapadas, planícies e buracos escavados naturalmente nas rochas, conhecidos como caldeirões. Árvores de maior porte, características de floresta tropical úmida estavam agrupadas em pequenas zonas, conhecidas como boqueirões, constituindo um verdadeiro ecossistema, habitat de fauna e flora diferenciada das demais áreas, eram testemunhos da mudança climática que houve há 10 mil anos atrás.


...O guia explicou que entre novembro e maio era a estação das chuvas e daí estarmos encontrando aquele verde exuberante da vegetação. A partir de junho, começa o período onde o índice de chuva é muito pouco e as folhas da maioria das árvores e arbustos caem. Os troncos adquirem uma cor branca-acinzentada, aspecto este que deu origem ao nome caatinga, “mata branca” pelos indígenas. Curiosamente é o período de maior afluência de estrangeiros para visitar o Parque.


...A fauna apresenta espécies endêmicas (exclusivas desse bioma) como o mocó e uma espécie de lagartixa registrada somente no Parque. Também são comuns preás, tatus, iguanas, cascavéis, sapos e águias. Nos boqueirões podem ser encontradas araras vermelhas e macacos-guariba, mas só encontrei a lagartixa.


...O primeiro dia foi apenas uma introdução à arte rupestre. Tinhamos começado a visita tarde, o tempo fechou e a chuva começou a cair. Um pouco molhados, resolvemos retornar à cidade e ir visitar o Museu do Homem Americano.



...O Museu me surpreendeu com a organização e a qualidade do material empregado na sua construção e nos locais destinados às peças do acervo, cuja disposição nos permite um passeio pelas origens e evolução do homem, reconstituindo os 50 mil anos da sua presença na região. Num ambiente totalmente climatizado, sentamos nos confortáveis assentos de uma ampla sala e pelo telão de um moderno sistema de projeção audiovisual, assistimos a um documentário com as imagens das pinturas rupestres encontradas nos diversos sítios arqueológicos do Parque.

...Cerca de 90 peças estão em exposição, entre elas seixos queimados em fogueira há mais de 50 mil anos, ossadas humanas e de animais, urnas funerárias, a machadinha de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Porém a peça que mais chama atenção é um cubo transparente que guarda um cristal de quartzo em formato de ponta de projétil, lapidado há mais de 8.000 anos.

...Como em todo museu que se preze, aqui também encontramos uma lojinha de “souvenir”. Em exposição uma pequena amostra da cerâmica que é atualmente produzida em Barreirinho, povoado da zona rural do Município de Coronel José Dias, próximo a São Raimundo Nonato.

Visando oferecer alternativas de emprego e renda para as famílias da região, técnicas artesanais e alta tecnologia são utilizadas na confecção de peças cerâmicas decoradas com os desenhos pré-históricos dos primeiros designers que ocuparam essa área. Dessa forma, os moradores locais são estimulados a abandonar a caça predatória e o desmatamento, criando uma cultura de preservação e consciência ecologicamente correta. A Cerâmica Serra da Capivara já conquistou prêmios, mercados e reconhecimento internacional.

Projetos voltados para a comunidade local, como a cerâmica artesanal, a apicultura e o ecoturismo (com o trabalho de guias) são algumas das atividades dentre as principais (os trabalhos arqueológicos realizados no Parque e o de pesquisas sobre a conservação da caatinga e dos sítios) desenvolvidas pela Fundação Museu do Homem Americano, criado em 1986.

Segundo dia|   O Cartão Postal da Serra da Capivara
...Após passarmos pela portaria para compra de novo ingresso para aquele dia, chegamos ao sopé de uma formação rochosa e por ela fomos subindo, até perceber que chegara ao meu limite. Alguns minutos de descanso para apreciar o boqueirão embaixo, com suas enormes árvores e retornamos pela mesma trilha por onde tínhamos vindo. A fauna local se fazia representar por uma iguana, lagartos e um bando de periquitos. O mesmo som melancólico da ave do dia anterior nos brindava pela caminhada.


...Ao longo de 14 trilhas, vários sítios arqueológicos estão abertos à visitação, entre os mais de 900 existentes no Parque, onde mais de 30 mil pinturas rupestres foram catalogadas. Alguns desses sítios são alcançados através de passarelas de madeira em bom estado de conservação, que nos permitem aproximar das pinturas ora avermelhadas, ora esbranquiçadas. Muitas delas retratando seres humanos em suas atividades, outras mostrando grupos de animais ou simplesmente grafismos. Algumas estão sobrepostas a outras, significando a passagem de grupos diversos em épocas distintas de ocupação da região.


Caminhamos por trilhas conservadas e bem sinalizadas que nos levaram a diversos outros sítios, dentre eles a Toca do Chico Coelho, ornamentada com pinturas representando veados, seres humanos em cerimoniais e em sexo coletivo.




A Toca da Fumaça, que teve a fumaça produzida pela cozinha de população que aí se estabeleceu em época mais recente, cobrindo várias pinturas, como o do grande cervo vermelho sobre o qual foram desenhadas varias emas brancas. Na Toca dos Coqueiros foram encontrados instrumentos de pedra lascada e um esqueleto humano datando de mais de 9.500 anos.


Os sítios mais famosos estão no Baixão da Pedra Furada. Figuras dinâmicas estão espalhadas pelos paredões de rochas sedimentares de formatos curiosos e com até 100 metros de altura.



A Pedra Furada é uma rocha que por causa da ação dos ventos e das chuvas ficou com o seu centro vazado. Ladeada por verdejantes arbustos, destaca-se no meio da caatinga, sendo o cartão postal do Parque.


...Aqui foram encontrados os vestígios mais antigos conhecidos da presença do homem nas Américas: fogueiras estruturadas de 50 mil anos! Ressaltou o guia.


...Fracos raios de sol atravessavam as espessas nuvens acinzentadas, o que nos permitia andar sem sentir muito calor. Chegamos ao Centro de Visitantes, onde algumas pessoas descansavam das caminhas pelas longas trilhas. Aproveitei para assistir a um documentário da arqueóloga Niéde Guidon sobre o Parque.


Após fazermos um lanche, retornamos aos sítios históricos. Foi a vez do Baixão das Mulheres I e II, cânion de 60 metros de altura com pinturas rupestres e da Toca da Invenção.




Dei-me por satisfeita com as imagens da arte primitiva dos nossos antepassados e retornamos à BR-020 e dela passamos à PI-140, de onde alcançamos uma estrada de terra que nos levou até o Baixão das Andorinhas. Como ainda era cedo da tarde, aguardamos na guarita até a hora em que poderíamos apreciar o espetáculo das encantadoras aves.


Saciamos a sede com a água filtrada da chuva e o descanso foi acompanhado pelas histórias da responsável pela guarita, que isolada com outra funcionária, só tem folga uma semana por mês, quando retorna para sua casa. Relatou-nos que, apesar do isolamento e da presença dos animais do entorno, inclusive da visita de onças, já estava acostumada e gostava do seu trabalho, onde se mantinha em permanente comunicação com a Central da Cooperativa.


...Passava das quatro e meia quando nos dirigimos para a trilha, à esquerda da guarita. O acesso não era fácil, com subidas íngremes e muitas vezes em pedra. Árvores com seus ramos e galhos secos constantemente nos obrigava a fazer desvios para não sermos atingidos. Cerca de vinte minutos após, estávamos em cima de enormes rochas que formam um cânion de 90 metros de profundidade e onde todos os dias, por volta das dezessete horas, as andorinhas chegam , em bandos ou isoladas, descendo em voos rasantes para os ninhos nas fendas do desfiladeiro. A velocidade é tamanha que o som que emitem, lembra o zumbido de um carro de fórmula 1 em plena corrida.


...Quase dezenove horas quando cheguei ao hotel e dessa vez fui surpreendida, havia três 4X4 estacionados. Não estaria mais sozinha com na noite anterior, outros hóspedes se espalhavam pelas dependências, contratando guias que os levariam para conhecer as maravilhas do Parque Nacional da Serra da Capivara. Encerrei a minha visita saboreando um delicioso jantar.

Quer saber como cheguei à Serra da Capivara? click aqui. Para saber de algumas dicas, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum