Pular para o conteúdo principal

Para Onde Fui


O Mundo é enorme, isso não é qualquer novidade, é fato. E enorme é o meu desejo de conhecer esse mundo. Mas seria possível conhecê-lo todo em uma só vida?

(…) lede este livro onde encontrareis todas as enormes maravilhas e grandes variedades das gentes da Arménia, da Pérsia e da Tartária, da Índia e de muitas outras províncias. (…) Mas quero que saibam que desde que Deus fez Adão nosso primeiro pai até ao dia de hoje, nem cristão nem pagão, sarraceno ou tártaro, nem nenhum homem de nenhuma geração viu, nem explorou tantas maravilhosas coisas do mundo, como fez o senhor Marco Polo.”

Gosto de aventuras, e por isso sou fã da literatura de viagens. Dessa foma o meu apreço e homenagem ao lendário Marco Polo. Mas esse personagem, se foi real, viveu  há 8 séculos atrás, onde se dizia que a Terra era plana e as longas distâncias eram cobertas por caravanas a pé ou usando animais, e as navegações feitas em barcos com pouca ou quase nada de tecnologia. Dessa forma o homem jamais poderia, em toda a sua existência, ir aos quatro cantos da Terra.

O que dizer de um Mundo onde o homem já pode voar e cobrir milhares de quilômetros em horas? Um mundo onde o que escrevo e publico nesse blog estará disponível em frações de segundos para ser lido por quem quiser nos mais longínquos recantos da Terra e do espaço, desde que disponha e esteja ligado à essa revolucionária tecnologia de rede de computadores - Internet? Será que um homem ou mulher jamais explorará todos os lugares ou maravilhas do mundo?

Muitos já disseram que o fizeram. Eu pretendo explorar o máximo que puder enquanto por aqui estiver. E para isso resolvi, em primeiro lugar, entender como está constituído esse nosso mundo, que já foi retalhado em muitas partes ao longo de sua existência, mas que após a Segunda Guerra Mundial vem tentando se organizar em estados independentes e soberanos. 

Bandeira da ONU- imagem do site da entidade

Atualmente 206 entidades fazem parte de uma lista, que apresenta dois métodos de
divisão:
  1. Segundo a ONU: 193 Estados-membros, 2 estados com estatuto de observador (Vaticano e Palestina) e 11 outros estados não membros.
  2. De acordo com a soberania: 190 estados soberanos e 16 estados em disputa.
A lista da ONU não inclui as dependências (territórios com autonomia administrativa, colônias da Coroa Inglesa) dos seus países membros. Por outro lado há estados que não são reconhecidos, isto é, territórios cujo reconhecimento diplomático internacional é nulo ou limitado, ou tem seu governo representativo estabelecido ou exilado.

De acordo com o Direito Internacional, um território se torna Estado independente e soberano quando determinados critérios são obedecidos:
  • território delimitado;
  • população permanente;
  • um governo  representativo;
  • capacidade de estabelecer relações diplomáticas com outros estados
No entanto estes critérios nem sempre garantem de forma imediata essa independência, pois pressões políticas, militares ou diplomáticas de outras entidades (nações ou territórios) podem barrar a ascensão à soberania
 
Eu não tenho ideia se conseguirei chegar à maioria deles, mas como foco minhas viagens sob o ponto de vista do aspecto cultural, histórico e natural, fiz uma lista que tem como critérios, países soberanos, dentro dos cinco continentes e que possuam relevância naqueles três aspectos, e na medida do possível, os Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO  serão contemplados nas minhas andanças. 


AMÉRICAS

América do Sul
  1. Argentina (1979, 2009, 2016)
  2. Brasil
  3. Bolívia (2011)
  4. Chile (2002, 2009, 2011, 2016)
  5. Colômbia (2013)
  6. Equador (2013)
  7. Uruguai (1979, 2016)
  8. Peru (2011, 2016)
  9. Paraguai (2016)
América Central
  1. Guatemala (2015)
  2. Honduras (2015)
  3. Panamá (2015)
América do Norte
  1. EUA (1996)
  2. México (2015)


EUROPA
  1. Espanha (1998)
  2. França (2014)
  3. Itália (2014)
  4. Inglaterra (2001)
  5. Escócia (2001)
  6. Portugal (1998, 2001, 2014)
  7. Suíça (2014)
  8. Vaticano (2014)



De 1979 a 2015




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum