Pular para o conteúdo principal

Bolívia - Dicas


Considerado um dos países mais pobres da América do Sul e carente de uma boa infraestrutura ainda não atrai uma grande parcela de viajantes que, apesar de optarem por destinos "exóticos", preferem desfrutá-los junto ao conforto oferecido pelos países vizinhos, como o Chile e o Peru.

Talvez sejam essas as causas de ter encontrado, na esmagadora maioria, apenas jovens mochileiros por aqueles caminhos. Mochileira não sou e nem muito jovem, mesmo assim resolvi enfrentar essa aventura. Mas confesso que fui à Bolívia com um certo receio por conta das poucas informações que temos de lá e não conhecia quem já tivesse ido, apenas relatos que li na internet, nem todos positivos.

Apesar de tanto se falar dos meios de transporte precários e até de desonestidade, não tive qualquer problema ou mesmo situação que desabonasse o caráter daquele povo. Um povo humilde que ao longo de sua história luta para preservar a sua identidade cultural indígena, plenamente marcada nos traços fisionômicos da maioria de sua população e nas crenças e costumes herdados dos povos que por lá viveram antes da chegada dos espanhóis.

Com relação a hospedagens, posso afirmar que na Bolívia, principalmente em La Paz e cidades maiores há várias opções. No entanto, é fato, o tour pelo Salar de Uyuni não é para todos. Vale salientar que por estar viajando sozinha, optei por ficar em hotéis e usar transportes que me dessem garantia de segurança, mesmo que tenha gasto um pouco mais para isso.


Na verdade o país superou a minha expectativa. Muito rico em belezas naturais, apesar da infraestrutura ainda precária nas regiões mais afastadas da capital, por lá pude encontrar montanhas, vulcões, deserto propriamente e regiões secas com formações rochosas de formato peculiar, deserto de sal e lagoas coloridas. Mas há também cânions e florestas tropicais.

Portanto, para os que tiverem interesse em desbravar as terras bolivianas e estiverem dispostos a conhecer paisagens deslumbrantes, uma cultura rica, costumes ancestrais interessantes e a abrir mão de algum conforto em certas regiões, nada como desbravar as belezas do Altiplano Boliviano. Mas antes recomendo que se informe um pouco sobre a Bolívia.

Quando ir| Para não ter sua viagem complicada por conta das chuvas, a melhor época para ir é no inverno (entre maio e outubro), pois apesar das baixas temperaturas, os dias são ensolarados. No entanto, é no período das chuvas que o Salar de Uyuni tem o seu visual mais espelhado (veja aqui), mas também pode ficar completamente alagado, dificultando o acesso. Se for visitar as terras baixas é melhor ir entre os meses de maio e setembro. Por fim, se for percorrer diferentes regiões da Bolívia, lembrar que devido às diferenças de clima, é recomendável levar roupas para as diferentes temperaturas.

Como Ir|
Do Brasil
De avião: A entrada na Bolívia geralmente é por  Santa Cruz de La Sierra, (BoA, Gol), que será escala para  La Paz. Outras empresas aéreas (LATAM), atualmente não fazem trajetos diretos e sim com conexões em outros países (Lima, Santiago) haja paciência!

Por barco: De Rondônia se pode chegar à Bolívia atravessando o Rio Madeira-Mamoré. Para isso é necessário se dirigir até Guajará-Mirim (cerca de 3:30 h de Porto Velho), atravessar o rio em “voadeira”, pequena embarcação movida a motor com espaço para cerca de 20 pessoas, e em 5 minutos já se encontrar do outro lado da fronteira, na cidade Guayaramerín (localizada na província de Beni).

Por rodovia: Pode-se ingressar na Bolívia por meio rodoviário, fazendo a travessia no Acre, onde se chega à cidade de Cobija, que faz fronteira com Brasileia e Epitaciolândia (onde se encontra o posto da Polícia Federal). Dali seguir de avião para La Paz.

No Mato Grosso existe uma fronteira através de Cáceres (230 km de Cuiabá). São 5 km até o exército de fronteira boliviano, porém esse trecho é sem policiamento e ruim, um verdadeiro território sem lei, que dificulta a viagem até a primeira cidade boliviana, San Mathias, de onde há saídas para Santa Cruz de La Sierra.

Hoje em dia já existe ônibus que parte de São Paulo e atravessa a fronteira em Corumbá com destino a Santa Cruz de La Sierra e dali se pode seguir em direção a La Paz. A empresa é a La Preferida Bus. Atravessando essa mesma fronteira, também se pode chegar até Puerto Suarez, partindo-se do Rio de Janeiro na empresa Andorinha.

Rodoviária de La Paz
TremÉ o acesso mais conhecido e muito utilizado pelos mochileiros. Cansativo e necessita de muita disposição para a aventura.

Primeiro é necessário chegar a Corumbá, no Mato Grosso do Sul (fronteira com a Bolívia). Ir até a borda em taxi ou ônibus, onde está o posto da Polícia Federal. Em seguida, atravessar a fronteira (a pé), após fazer o trâmite de saída do Brasil. Entrar na Bolívia, com o passaporte carimbado no serviço de imigração (se não estiver com o RG), e não esquecer do comprovante de entrada, que será devolvido quando deixar o país. Finalizando com a passagem na alfândega.

O Passo seguinte é se dirigir à estação de trem em Puerto Quijaro e embarcar com destino à Santa Cruz de La Sierra e dali utilizar ônibus ou avião para vários trechos (Cochabamba, La Paz). El Tren Del Progreso (antigo “Trem da Morte”).

***
Mas se você estiver em viagem por um dos países que fazem fronteira com a Bolívia, terá algumas opções:

Da Argentina: A travessia por terra se dá a partir de La Quiaca, cruzando a fronteira até Villazon. Dali pode seguir de trem até Oruro, passando por Tupiza e Uyuni. Porém não há trem todos os dias (veja aqui). A outra opção é ir de ônibus ou transporte alternativo.



Do Chile: Uma opção para quem estiver próximo da fronteira, é sair de San Pedro de Atacama em um tour que leva até Uyuni, atravessando o Salar de Uyuni. Eu fiz a viagem em sentido inverso, isto é de Uyuni a San Pedro de Atacama (veja aqui)

Do Peru: Se estiver nas imediações do Lago Titicaca pode fazer a travessia como eu fiz( veja aqui).

Na fronteira| No Serviço de Imigração, quer esteja chegando por terra, de barco ou de avião, não deixe de ter seu passaporte carimbado e guarde o seu comprovante de entrada no país, que lhe será exigido na saída. Na Alfândega, eventualmente as malas podem ser abertas e revistadas.



Para Entrar no clima|
Sites úteis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum