Pular para o conteúdo principal

Chile - Dicas


Um país diferente, estreito e longo, imprensado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico que, por conta desse aspecto geográfico, desfruta de um enorme contraste de paisagens; de deserto mais seco do mundo a grandes glaciares, de cerrados ensolarados e fiordes a picos gelados e vulcões. Enfim, uma miríade de panoramas distribuídos nas 15 regiões, representadas de norte a sul por algarismos romanos.

Apesar do Chile ter sido habitado desde épocas remotas por diversas etnias indígenas, a população é hoje o resultado de uma grande miscigenação desses com os espanhóis. E ao contrário de seus vizinhos do continente, não teve um fluxo de imigração muito grande .

A longa tradição de estabilidade política (exceto durante a sangrenta ditadura de Pinochet) e econômico-social (ocupa um bom lugar no IDH) se refletem nos baixos índices de delitos graves, como também na credibilidade internacional, atraindo o capital estrangeiro que investe cada vez mais no país, transformando-o em um dos países mais ricos e de melhores condições para se viver na América Latina.

Rico em paisagens, rico em histórias, mas também rico nas artes literárias. De lá são dois Nobel de Literatura: Gabriela Mistral e Pablo Neruda.

Quando ir
Por ser um país com grandes diferenças de latitude(distribui-se em quase toda a extensão do hemisfério), quanto mais ao sul, mais fria será a região e a melhor época para visita seria no verão (dezembro a março), exceto se for praticar esportes de inverno. Porém em muitos lugares pode ser até impraticável. Levar em conta que, se a opção for região de montanha, afinal os Andes se distribuem por lá, quanto mais alto, mais frio será. Pelo altiplano pode ocorrer um imprevisível fenômeno climático "invierno altiplânico",com chuvas fortes e esporádicas entre os meses de dezembro e fevereiro.

Ao norte está o Atacama, região desértica, e como tal, com grandes amplitudes térmicas durante o dia o ano todo, com tardes quentes e ensolaradas, manhãs e noites frescas ou frias. Na realidade, pode ser visitado em qualquer época do ano.
Portanto, a melhor época para ir dependerá do destino, mas no geral uma boa opção é na primavera ou outono.

Como Ir|

Via aérea - O mais importante aeroporto está em Santiago e é a porta de entrada do país, onde chegam todos os voos internacionais. Mas existem outros aeroportos internacionais em Arica, Iquique, Antofogasta, Ilha de Páscoa, Puerto Montt e Punta arenas
Do Brasil: a única forma de chegar direto ao Chile, é por avião. Empresas atuais: LATAM e GOL. Na primeira vez em que lá estive, utilizei a extinta Varig.

Via terrestre - Se tiver espírito aventureiro e muita paciência é possível chegar ao Chile por terra, apesar do país não ter fronteiras com o Brasil.. Há empresas que fazem o trajeto como a Crucero del Norte, Chilebus e Pluma. São cerca de 52 horas de chão.

Há quem dispense o avião ou ônibus e resolva enfrentar milhares de quilômetros em moto ou carro próprio. Aí terá que atravessar a Argentina e chegar ao território chileno através dos vários Pasos Fronterizos.

Por terra, de outros países

Da Argentina: Há muitos postos fronteiriços entre os dois países. Como o Paso Jama, para chegar ao Atacama; San Sebastian, na Terra do Fogo e Paso Dorotea, para chegar a Puerto Natales, dentre outros

Da Bolívia: Um dos postos fronteiriços serve para quem quiser chegar no Atacama, depois de percorrer o Salar de Uyuni (foi o que fiz, veja aqui). Mas existem outros

Do Peru: Há um posto fronteiriço na Pan Americana para quem se desloca de Tacna (Peru) para Arica. Eu fiz essa travessia em sentido inverso, em 2011 (aqui).

Via Marítima - Nos principais portos chilenos atracam navios de cruzeiro, como Valparaíso.


Eu já estive no Chile quatro vezes. A primeira fui de avião de São Paulo direto para Santiago (2002); a segunda estava em Ushuaia, Patagônia Argentina, e fui de ônibus para a Puerto Natales, atravessando o Estreito de Magalhães (2009); a terceira, para conhecer o Deserto de Atacama,  cheguei após percorrer o Salar de Uyuni, na Bolívia (2011); a quarta, fui de avião, de Trujillo, no Peru, para Santiago (2016).

Na fronteira| Não se pode entrar com vários produtos de origem animal ou vegetal no país (veja aqui). Outros são exigidos a declaração de entrada. Lembrar que a folha de coca é proibida (mesmo para seu inofensivo chá). Se vier da Bolívia ou Peru, onde é permitida, e estiver transportando-a, desfaça-se antes de atravessar a fronteira.

Para maiores informações dê uma olhada aqui. É conhecido o rigor na fiscalização das aduanas chilenas. Portanto preencha as declarações exigidas que geralmente não terá qualquer problema, exceto as chatice da burocracia de fronteira.

Não deixe de ter seu passaporte carimbado e guardar em lugar seguro seu PDI, que será exigido na saída do país. Ao chegar por terra no Chile, após cruzar a fronteira da Bolívia quando viajei em 2011, a alfândega em San Pedro de Atacama é bem rigorosa, todos desceram e tiveram revistadas suas bagagens manualmente.




Para Entrar no clima|
  • Livros
  • Filmes

Sites úteis|

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum